Esses dias compartilhei um paper da CEPAL, explanando sobre os corredores bioceânicos e a sua importância para a América do Sul. Hoje saiu uma matéria na BBC muito interessante narrando os desafios do mega projeto que ligará a costa do pacifico no Chile até a costa do atlântico, no porto de Santos;
A rodovia, quando completa, terá 2.200 quilômetros passando pelo Chile, Argentina, Paraguai e Brasil na outra ponta.
A Costa do Pacífico e a Costa do Atlântico são importantes para a geopolítica da América do Sul devido às suas localizações estratégicas e ao seu papel no comércio internacional.
A Costa do Pacífico é uma das áreas mais importantes do mundo em termos de comércio marítimo, pois está localizada em uma posição privilegiada entre a Ásia e as Américas, tornando-se uma importante rota de navegação para o transporte de bens entre essas regiões.
A Costa do Atlântico, por sua vez, é estrategicamente localizada em relação à Europa e à África, facilitando a navegação entre essas regiões e as Américas.
A conexão entre as duas costas, seria uma grande oportunidade para o comércio internacional e para a economia sul-americana como um todo, permitindo o escoamento de produção e mercadorias com maior facilidade e rapidez, reduzindo custos e tempo.
A conexão entre as duas costas também teria um impacto positivo no desenvolvimento de infraestrutura e logística, melhorando a eficiência e a competitividade da região.
Link do paper: https://lnkd.in/dXHC9U9A
Aqui uma matéria da BBC sobre A mega estrada que ligará Brasil e Chile cruzando ‘inferno verde’ no Paraguai: A megaestrada que ligará Brasil e Chile cruzando ‘inferno verde’ no Paraguai – BBC News Brasil