Tentativa de Assassinato de Donald Trump

a trump in a suit and tie is holding a red tie

É chocante a quantidade de noticias pela internet de pessoas que, por apoiarem candidato de oposição de Trump, acabam propagando informações nada próximas da realidade. Uma onda de teorias da conspiração invadiu a internet depois da cena inicial de Trump sendo protegido pelo Serviço Secreto. Vamos aos fatos:

O site norte americano ‘The Philadelphia Inquirer’, foi um dos primeiros a trazer noticias sobre o possível tiroteio, enquanto tudo ainda era muito vago e apenas divulgavam a cena onde Trump está falando e as pessoas começaram a ouvir tiros e Trump sente algo em sua orelha, para depois se jogar no chão e toda a equipe do Serviço Secreto pular e proteger o candidato.

No titulo do site: “Tiroteio em comício de Donald Trump: FBI identifica atirador; Ex-presidente ferido, mas em recuperação. Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado como o atirador em uma tentativa de assassinato em um comício de Trump na Pensilvânia”.

Aqui temos a informação pelas redes oficiais do FBI: “Declaração atualizada do FBI sobre o incidente em andamento ocorrido ontem em Butler, Pensilvânia” no Twitter.

Na sequencia, surge pelas redes as imagens e fotos de Trump sendo levado e protegido pelo pessoal do serviço secreto com a orelha e partes do rosto com sangue. Ao buscar as informações e aguardar detalhes, eis que surgem novas informações sobre o atirador e a confirmação de que este foi morto pelos atiradores de elite que estavam no telhado próximo. Aqui umas imagens divulgadas pelo publico que filmou e avisou sobre um possível atirador no telhado (Imagens mostrando o momento em que o atirador, Thomas Matthew Crooks, abriu fogo no condado de Butler, Pensilvânia, e também foi morto segundos depois por um contra-atirador do serviço secreto)

Nesses dois videos acima, podemos ver o atirador se preparando pra apertar o gatilho enquanto pessoas estão filmando. No segundo video, Thomas Matthew Crooks, aparece sem vida no telhado. Um tiro certeiro do atirado de elite que também foi filmado o momento do disparo no video abaixo.

Abaixo o video com a imagem da posição da cabeça de Trump no exato momento em que esteve na mira do atirador e virou o rosto numa fração de segundos:

O atirador que atentou contra Donald Trump estava posicionado no telhado de um prédio a cerca de 120-140 metros do palco onde Trump discursava em Butler, Pensilvânia. A segurança do evento incluía atiradores de elite, mas ainda há questionamentos sobre como o Serviço Secreto não conseguiu prevenir o ataque, especialmente considerando a proximidade dos prédios ao local do comício.




Ao longo do dia, surgiram vários vídeos atualizados, informações, fotos e divulgações oficiais através das redes do FBI e de outras autoridades locais e federais dos Estados Unidos. Nesse ponto, apareceu a imagem da capa da TIME:

“Nova capa da TIME: Donald Trump sobrevive ao tiroteio com a nação no limite”

É realmente impressionante que, apesar de ser uma das maiores democracias da história, os Estados Unidos tenham tido vários presidentes e candidatos presidenciais que sofreram atentados. Quatro presidentes em exercício foram assassinados: Abraham Lincoln, James A. Garfield, William McKinley e John F. Kennedy. Além disso, houve várias tentativas de assassinato contra outros presidentes e candidatos ao longo dos anos.

Presidentes assassinados:

🔴 1865 – Abraham Lincoln

🔴 1881 -James A. Garfield

🔴 1901 -William McKinley

🔵 1963 – John F. Kennedy

Presidentes feridos:

🔴 1912 – Theodore Roosevelt*

🔴 1981 -Ronald Reagan

🔴 2024 – Donald Trump*

* Ex-presidentes em campanha.

Legenda dos partidos pela cor:

🔴 – Partido Republicano

🔵 – Partido Democrático

Alguns questionamentos e resumo do caso:

Alguém foi morto? Mais alguém ferido?

Um participante da manifestação foi morto junto com o atirador, e outros dois membros da plateia ficaram gravemente feridos, disse o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia. Ele não divulgou as identidades das vítimas dos disparos, dizendo apenas que são do sexo masculino.

Qual é a condição de Trump?

Um porta-voz do ex-presidente disse que ele está “bem” e que está sendo examinado em uma unidade médica local.

Em um comunicado publicado no Truth Social na noite de sábado, Trump disse que “foi baleado com uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um barulho de chiado, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Aconteceu muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo.”

Quantos anos tem Trump?

Ele completou 78 anos em 14 de junho.

Quem foi o atirador?

O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, do oeste da Pensilvânia, como o suposto atirador em uma tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump.

Crooks residiam em Bethel Park, um subúrbio de Pittsburgh, no condado de Allegheny, de acordo com registros públicos. Bethel Park faz fronteira com o condado de Butler, onde ocorreu o comício de Trump.

Crooks é um republicano registrado, de acordo com o caderno eleitoral.

Crooks não tinha identificação sobre ele no momento do tiroteio, disse Kevin Rojek, agente especial encarregado do escritório do FBI em Pittsburgh, durante uma entrevista coletiva na manhã deste domingo.

Onde estava o atirador?

O atirador estava do lado de fora do local do comício em um telhado e, portanto, não teria passado por magnetômetros que foram configurados para rastrear os participantes do comício, disseram as autoridades.

Qual foi o motivo?

“Não temos um motivo identificado”, disse Rojek. Mas ele chamou o tiroteio de “uma tentativa de assassinato” contra Trump.

Que tipo de arma foi usada?

As autoridades disseram que não estão preparadas para divulgar essas informações.

Quem está liderando a investigação?

O FBI está liderando a investigação sobre a tentativa de assassinato de Trump, e a polícia estadual está investigando os outros tiroteios, incluindo o homicídio.

Havia alguma ameaça conhecida contra o rali antes de seu início?

“Não tínhamos nenhuma informação específica sobre ameaças”, disse Rojek.

Foi uma falha de segurança?

Autoridades da polícia estadual da Pensilvânia e do FBI disseram que não estavam preparadas para fazer tal conclusão enquanto a investigação está em seus estágios iniciais. “Este é um incidente trágico que ocorreu”, disse Bivens. “Basta saber que será investigado a fundo.” Rojek chamou de “surpreendente” que um franco-atirador tenha sido capaz de disparar vários tiros em um evento tão pesado de segurança.

O que Biden disse sobre o tiroteio?

Em uma breve entrevista coletiva na noite de sábado, Biden chamou o tiroteio de “doente” e condenou toda violência política.

“Não há lugar na América para esse tipo de violência”, disse Biden. “Está doente, está doente. Temos que unir esse país. Não podemos permitir que isso aconteça.”

O presidente disse estar “grato por ouvir” que Trump está seguro “e indo bem”. Estou orando por ele e sua família e por todos aqueles que estavam no comício”.

O que disseram outras autoridades eleitas?

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse, em parte: “A violência dirigida a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável. Não tem lugar na Pensilvânia ou nos Estados Unidos.”

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, postou no Twitter: “Por favor, orem pelo presidente Trump, por todos no comício e por nosso país. Deus abençoe a América”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temas